O Censo Demográfico realizado pelo IBGE, em 2010, reconheceu a população de 817.963 indígenas no Brasil. Dentre esses, 61,5% habitam em aldeamentos e 38,5% em regiões urbanizadas ou em urbanização. Cerca de 60% da população indígena brasileira habita a Amazônia Legal, composta pelos estados do Amazonas, Acre, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Mato Grosso e parte do Maranhão. O Censo revelou, ainda, que em todos os Estados da Federação, inclusive no Distrito Federal, há populações indígenas.
São 340 etnias: conhecidas (228), isoladas (27), parcialmente isoladas (10), possivelmente extintas (9), ressurgidas (41) e as ainda a pesquisar (25).
Há 117 etnias pouco ou não evangelizadas, ou seja, aquelas em que não há presença missionária evangélica, nem mesmo presença da Igreja Indígena. Das 117 etnias pouco ou não evangelizadas, 74 habitam áreas chamadas viáveis, ou seja, em que é possível uma interação com os povos indígenas, sem maiores barreiras.
Há 69 línguas sem a bíblia traduzida. Destas, 10 línguas com clara necessidade de tradução bíblica, 28 com necessidade de um projeto especial de tradução com base na oralidade e 31 com situação ainda indefinida. Estima-se a necessidade de, no mínimo, 357 novas unidades missionárias para reforçar o trabalho existente e iniciar novos.
1.Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE – Indígenas – Gráficos e tabelas.
2.Departamento de Assuntos Indígenas da Associação de Missões Transculturais Brasileiras – DAI/AMTB