Secretaria de Missões da Igreja Assembleia de Deus Ministério no Ipiranga

50 PAÍSES ONDE SER CRISTÃO PODE CUSTAR A VIDA - LISTA 2021


A cada ano, a perseguição aos cristãos se intensifica no âmbito global. O número de cristãos com medo de ir à igreja ou que já não têm uma igreja aonde ir tem aumentado, bem como daqueles que têm de escolher entre permanecer fiel a Deus ou manter seus filhos seguros. Ou das vítimas da violência extrema que perdem familiares, casa, bens e liberdade por compartilhar a mesma crença de muitos aqui no Brasil: a fé em Jesus Cristo.

O departamento de pesquisa da Portas Abertas desenvolveu uma metodologia própria para o processo de elaboração da Lista Mundial da Perseguição, que se repete anualmente.

Cristãos ao redor do mundo têm negados seus direitos quanto à liberdade religiosa, tornando-se vulneráveis a hostilidades em diferentes esferas da vida: na individualidade, na família, na comunidade, na nação e na igreja.

Mais de 340 milhões de cristãos no mundo enfrentam algum tipo de oposição como resultado de sua identificação com Jesus Cristo.

Esse é o número estimado pelo centro de pesquisas da Portas Abertas, calculado por meio de um questionário aplicado a cristãos locais, e que classifica os 50 países onde a perseguição é mais severa.

A perseguição religiosa ocorre quando:

  • não têm seus direitos de liberdade religiosa garantidos;
  • a conversão ao cristianismo é proibida por conta de ameaças vindas do governo ou de grupos extremistas;
  • são forçados a deixar suas casas ou empregos por medo da violência que pode alcançá-los;
  • são agredidos fisicamente ou até mesmo mortos por causa de sua fé;
  • são presos, interrogados e, por diversas vezes, torturados por se recusarem a negar a Jesus.

O número de cristãos perseguidos inclui aqueles que são confrontados com outras formas de hostilidade do que apenas a violência isolada. Também, em alguns países, a perseguição afeta todos os cristãos, qualquer que seja sua denominação. Em outras nações, ela afeta apenas uma parte da comunidade cristã, a qual se difere em algum aspecto das outras denominações. Sendo um cristão, por exemplo, menos ativo no evangelismo e/ou em outras atividades públicas que outros, chama para si menos atenção e é menos confrontado.

 

O COVID-19 foi um fator determinante para o aumento da perseguição no último ano

O novo fator da realidade que dominou o mundo em 2020 – o novo coronavírus – também afetou os países da Lista Mundial da Perseguição (LMP) 2021, exercendo grande influência na vida dos cristãos que vivem sob pressão neles. A crise gerada pela pandemia da COVID-19 aumentou ainda mais a vulnerabilidade dos cristãos perseguidos.

A cada ano, a pesquisa da Lista Mundial da Perseguição nos permite analisar o contexto geral experimentado pelos cristãos perseguidos. Veja abaixo as tendências que moldaram a LMP 2021.

  1. O COVID-19 aumentou vulnerabilidades sociais, culturais, econômicas e outras vulnerabilidades estruturais existentes.
  2. A militância islâmica violenta explorou as restrições da COVID-19 para se espalhar na África Subsaariana.
  3. O COVID-19 legitimou o aumento da vigilância e restrições por governos totalitários e autoritários.
  4. O nacionalismo impulsionado pela identidade religiosa majoritária surgiu em países como Índia e Turquia.
  5. O COVID-19 ajudou grupos criminosos organizados da América Central e América Latina a consolidar seu controle.

A perseguição também pode depender da região do país onde vivem os cristãos. Áreas dominadas pelos muçulmanos em países de maioria cristã podem exercer uma forte pressão sob os cristãos, até mesmo cometer atos de violência contra eles, mesmo que o país seja de maioria cristã.

Na tentativa de responder à questão se o cristianismo é a religião mais perseguida no mundo, a pesquisa do Pew Research Center é considerada normativa. Ao que aparentam esses dados, os cristãos e os muçulmanos são mais ou menos confrontados de modo semelhante por meio do assédio. A equipe de pesquisa da Portas Abertas, no entanto, afirma que o cristianismo é a religião mais perseguida no mundo, já que avalia também o tipo de assédio e sua gravidade.

 

Faça download do infográfico em PDF: https://semadi.com.br/materiais-para-download/infograficos?download=101:infografico-50-paises-onde-ser-cristao-pode-custar-a-vida

Fonte: Portas abertas (https://www.portasabertas.org.br/lista-mundial/entenda-a-lista-da-perseguicao)

Fale Conosco

  • (11) 4524-4694 - FIXO
  • (11) 9 97502448 - VIVO
  • (11) 9 49747803 - TIM

 

Funcionamento de terça à sexta-feira
das 08h00 ás 17h00

Semadi na Rede

Informativo

Onde Estamos

Rua José Furlan, 45, Nosso Teto
CEP: 13251-661 | Brasil - Itatiba/SP
contato@semadisp.com.br

América, África, Europa, Oceania e Brasil

CONTRIBUA COM A OBRA MISSIONÁRIA:
Igreja Assembleia de Deus no Ipiranga

Banco Bradesco
Ag. 119 | CC 110.891-3

Banco Itaú
Ag. 0047 | 17664-9

Chave PIX
secretaria@semadisp.com.br

Olá clique abaixo para falar com nosso atendimento ou então envie um email para contato@semadisp.com.br

Chame no Whatsapp
Close and go back to page