Secretaria de Missões da Igreja Assembleia de Deus Ministério no Ipiranga

RAMADAN 2021

O que é o Ramadan?

“Atyab at-tihani bimunasabat hulul shahru Ramadan al-Mubarak.

“As mais preciosas congratulações por ocasião da vinda do Ramadan.”

Cumprimento muçulmano.

Ramadan é um mês especial para mais de um bilhão de muçulmanos por todo mundo. É um período para reflexão, devoção a Alá, e autocontrole. Do nascer do sol ao ocaso, cada dia, por 30 dias eles se abstém de comida, bebida, fumo e sexo. A tradição também ordena abstenção de calúnias e fofocas, de usar perfume e até mesmo de ficar irritado ou olhar para alguma coisa que seja ilegal.

O nome Ramadan é derivado do vocábulo de origem árabe ramida ou ar-ramad, que denota um calor causticante, aridez, especialmente no solo. Da mesma raiz vem ramdaa, que significa “areia cozida pelo sol” como no provérbio : “Kal Mustajeer minar ramadaa binnar” – “saltar da frigideira para o fogo“. Alguns dizem que é assim chamado porque Ramadan incinera os pecados com as boas obras como o sol queima a terra.

O jejum voluntário é uma recomendação feita a todos os muçulmanos, mas durante o Ramadan torna-se uma obrigação. Como o terceiro pilar da fé, o Ramadan é provavelmente a mais amplamente prática de todas as formas muçulmanas de adoração.

Uma refeição (sahur) é compartilhada na madrugada de preferência o mais perto do amanhecer, e, de igual modo, depois do pôr do sol (iftar), na quebra do jejum. Por causa do aspecto de que o Ramadan enfatiza aspectos comunitários, é comum entre os muçulmanos tomar o iftar juntos na mesquita da vizinhança e convidar amigos, parentes e vizinhos para as festas do Iftar que acabam tornando-se grandes banquetes.

Durante o Ramadan os muçulmanos são conclamados a fazer orações especiais à noite, chamadas tarawih. Consiste numa sequência de vinte orações, geralmente feita coletivamente com o recitar do Alcorão completo o mês todo. Os últimos dez dias são considerados os mais importantes especialmente na vigésima sétima noite, Laylat al-Qadr – Noite do Poder ou das Revelações, durante a qual segundo a tradição, ocorreu a primeira revelação do Alcorão a Maomé. Para muitos devotos este período é marcado por uma intensidade espiritual elevada, e passam estas noites orando e recitando o Alcorão.

O Ramadan é o nono mês do calendário lunar muçulmano. O começo do mês é baseado numa combinação de observações da lua, e cálculos astronômicos. A prática varia de local para local, de modo que alguns povos baseiam-se totalmente nas observações e outros nos cálculos. O calendário islâmico, sendo onze ou doze dias a menos que o gregoriano, migra entre as estações. O ciclo completo leva em torno de 35 anos.

Este ano, o Ramadan acontece de 13 de abril ao dia 12 de maio. O final do Ramadan são três dias de celebração, chamado Eid-ul-Fitr, Festival da Quebra do Jejum.

 

Você pode participar orando pelo mundo mulçumano!

Pedidos de oração:

- Clame pelos muçulmanos, para que Deus continue se revelando a eles através de visões, sonhos, milagres e testemunhos dos cristãos.

- Ore também para que conheçam cristãos que apresentem Cristo para eles como o único caminho para a vida eterna.

- Para os cristãos que vivem em países muçulmanos, é grande a probabilidade de que a pressão e a perseguição aumentem durante o Ramadan. Ore por força, sabedoria e proteção para nossos irmãos que confessam Jesus como Senhor durante o Ramadan.

 

Fonte: http://www.jocum.org.br/o-que-e-o-ramadan/

Bibligrafia: 30 Days Muslim Prayer Focus, 2000 Australia

Reportagem/SEMADI

Fale Conosco

  • (11) 4524-4694 - FIXO
  • (11) 9 97502448 - VIVO
  • (11) 9 49747803 - TIM

 

Funcionamento de terça à sexta-feira
das 08h00 ás 17h00

Semadi na Rede

Informativo

Onde Estamos

Rua José Furlan, 45, Nosso Teto
CEP: 13251-661 | Brasil - Itatiba/SP
contato@semadisp.com.br

América, África, Europa, Oceania e Brasil

CONTRIBUA COM A OBRA MISSIONÁRIA:
Igreja Assembleia de Deus no Ipiranga

Banco Bradesco
Ag. 119 | CC 110.891-3

Banco Itaú
Ag. 0047 | 17664-9

Chave PIX
secretaria@semadisp.com.br

Olá clique abaixo para falar com nosso atendimento ou então envie um email para contato@semadisp.com.br

Chame no Whatsapp
Close and go back to page