Secretaria de Missões da Igreja Assembleia de Deus Ministério no Ipiranga

ORE POR ISRAEL

LEVANTEMOS UM CLAMOR À ISRAEL!

Oremos pela proteção dos inocentes, para que haja paz!

 

Segue matéria do G1:

Sirenes, explosões e paredes blindadas: brasileiros em Israel falam sobre ofensiva palestina contra Tel Aviv

Situação é considerada rara na mais cosmopolita cidade israelense. Tensão no Oriente Médio aumenta.

A crise entre Israel e Palestina se agravou nesta terça-feira (11) quando forças ligadas ao Hamas na Faixa de Gaza lançaram foguetes em direção a Tel Aviv — considerada o maior polo cosmopolita israelense.

Brasileiros que vivem em Tel Aviv e outras áreas próximas à cidade disseram ao G1 que ofensivas contra a região — fisicamente mais distante de Gaza — são incomuns, e afirmaram que ataques do tipo provavelmente gerarão mais retaliação, que deve aumentar as tensões em uma área considerada mais tranquila do território israelense.

Nesta terça-feira, novos confrontos deixaram mortos tanto em Gaza quanto em Israel. Forças israelenses destruíram um prédio de 13 andares alegando que o local abrigava postos estratégicos do Hamas, enquanto autoridades palestinas dizem que se tratava de um edifício residencial.

Em Holon, periferia de Tel Aviv, um ônibus pegou fogo e três pessoas, incluindo uma criança de 5 anos, ficaram feridas. Em Ashkelon, no sul, duas mulheres israelenses morreram. Estima-se que ao menos 30 pessoas estejam mortas por causa do conflito.

Ônibus de Holon, na periferia de Tel Aviv (Israel), incendiado após queda de foguete lançado da Faixa de Gaza nesta terça (11) — Foto: Avshalom Sassoni/AP Photo

 

"Aqui nunca está em paz", conta Deborah Segalovich, de 24 anos, que trabalha em uma startup de Tel Aviv. "Mas geralmente esse perigo é maior no sul do país. Por aqui, o exército tem o Iron Dome [escudo anti-aéreo] que consegue interceptar os mísseis."

As cidades israelenses têm um sistema de alerta por sirenes que avisa da iminência de um ataque aéreo. Na região de Tel Aviv, as pessoas têm cerca de um minuto para procurar um abrigo. Residências mais novas têm portas e janelas preparadas para esse tipo de situação — então os moradores escolhem um quarto mais seguro. Prédios mais antigos adotam as escadarias como proteção.

Confrontos entre Israel e Palestina - MAPA — Foto: G1 Mundo

Com a pandemia sob controle em Israel — os números de novos casos e mortes por Covid-19 estão em valores mínimos com a vacinação avançada na população —, moradores de Tel Aviv lotavam os bares, restaurantes e eventos sociais quando as sirenes tocaram. Quem estava na rua teve de entrar em abrigos públicos ou se esconder em locais fechados.

Deborah estava na casa de amigos quando precisou se abrigar. Por precaução, ela decidiu permanecer e não voltar enquanto não se sentisse mais segura.

"Deu para ouvir os mísseis sendo interceptados. Querendo ou não, quem está aqui em Israel está acostumado. Mas desta vez foi mais assustador", relata a brasileira.

Assim como Deborah, o brasileiro-israelense Geraldo Birnbaum, de 27 anos, aproveitava a noite de primavera em Tel Aviv — fazia cerca de 25°C na cidade. Ele estava em um restaurante com amigos quando as primeiras sirenes tocaram, e se escondeu dentro do próprio estabelecimento.

"Alguns ficaram olhando para o alto para ver se foi um erro. Mas hoje ouvimos explosões. Fomos para o subsolo do restaurante", relata ele, que também trabalha em uma startup local.

Ao se sentir mais seguro, Geraldo pagou a conta no restaurante e começou a voltar para casa, quando novas sirenes tocaram. A solução foi procurar abrigo em um mercado no caminho. "Foi uma experiência surreal. E isso é muito raro aqui", narra.

Depois, já em casa e na madrugada de quarta (noite de terça em Brasília), as sirenes voltaram a soar em Tel Aviv. Geraldo, então, precisou descer a um abrigo subterrâneo no prédio.

"É um ataque sem precedentes, então talvez seja o começo de várias semanas em que teremos de ir para abrigos ao longo do dia. A vida segue, mas cria-se uma rotina com essas sirenes", diz Geraldo.

Fonte: G1

Fale Conosco

  • (11) 4524-4694 - FIXO
  • (11) 9 97502448 - VIVO
  • (11) 9 49747803 - TIM

 

Funcionamento de terça à sexta-feira
das 08h00 ás 17h00

Semadi na Rede

Informativo

Onde Estamos

Rua José Furlan, 45, Nosso Teto
CEP: 13251-661 | Brasil - Itatiba/SP
contato@semadisp.com.br

América, África, Europa, Oceania e Brasil

CONTRIBUA COM A OBRA MISSIONÁRIA:
Igreja Assembleia de Deus no Ipiranga

Banco Bradesco
Ag. 119 | CC 110.891-3

Banco Itaú
Ag. 0047 | 17664-9

Chave PIX
secretaria@semadisp.com.br

Olá clique abaixo para falar com nosso atendimento ou então envie um email para contato@semadisp.com.br

Chame no Whatsapp
Close and go back to page