A SEMADI aproveita o mês de novembro para divulgar informações e alertar do cuidado com a saúde do homem de forma clara e baseada em estudos feitos pelo INCA – Instituto Nacional do Câncer.
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O Novembro Azul teve origem em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina.
No Brasil o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida (LAL), o maior movimento em prol da saúde do homem brasileiro, comemora dez anos em 2021.
O câncer de próstata, o mais comum entre os homens, representa 29% dos diagnósticos da doença no país e, no período de 2020 a 2022, 65 mil novos casos anuais devem ser registrados no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca). O Novembro Azul provoca e faz um chamamento para mudarmos essas estatísticas recorrentes e crescentes.
Se os homens são 49,2% da população brasileira, temos um universo considerável para impactar com informações qualificadas, como a de que os exames para diagnóstico precoce devem ser iniciados aos 45 anos entre essas pessoas.
Além desse grupo e dos que têm histórico familiar da doença, que também precisam começar a fazer os exames aos 45 anos, e dos demais homens que devem iniciar essa rotina de cuidados aos 50, nosso olhar está voltado a crianças, adolescentes e adultos jovens, pois temos de mudar para valer as estatísticas agora e lá na frente.
Neste ano, o Núcleo de Pesquisa do LAL fez um estudo com 1800 homens em idades entre 18 e 65 anos de Brasil, Argentina, Colômbia e México e identificou que 62% dos brasileiros e 73% dos latino-americanos só visitam o médico quando têm sintomas insuportáveis. Além de assustador, o dado mostra que a cultura da prevenção não está arraigada na América Latina. Há muito espaço para a conscientização sobre autocuidado.
61% dos brasileiros em idade acima de 45 anos nunca fizeram o exame de toque. E não foi por falta de informação, mas por falta de indicação médica. Isso mostra que temos mesmo de trabalhar em rede.
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No campo missionário, além da evangelização, os missionários têm trabalhado também com ação social e orientações às pessoas mais carentes, sem muito acesso à saúde e a informação, conscientizando-as e encorajando-as a procurar um médico periodicamente.
Nós que entendemos a palavra de Deus e sabemos a importância da prevenção precisamos apoiar a campanha, assim evitando o diagnostico tardio do câncer.
Oremos pelos homens do mundo todo, para que eles sejam cada vez mais conscientizados e para a cura dos que foram diagnosticados. Cremos na cura e também no presente que Deus nos deu através da medicina de cuidar da saúde física de nós aqui na terra.
“Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja; Porque somos membros do seu corpo, da sua carne, e dos seus ossos.” Efésios 5:29,30
“Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de vocês mesmos? Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o seu próprio corpo.” 1 Coríntios 6:19-20
Reportagem/SEMADI
Fontes:
INCA – Instituto Nacional de Câncer
OLIVEIRA, Marlene. 10 anos de Novembro Azul e as prioridades para a próxima década. Veja Saúde, 2021. Disponível em: https://saude.abril.com.br/blog/com-a-palavra/10-anos-de-novembro-azul-e-as-prioridades-para-a-proxima-decada/ . Acesso em: 11, 11 e 2021.
SILVA, Vittoria. História da Campanha Novembro Azul. Instituto lado a lado pela vida, 2021. Disponível em: https://ladoaladopelavida.org.br/historia-da-campanha-novembro-azul/ . Acesso em: 11, 11 e 2021