Secretaria de Missões da Igreja Assembleia de Deus Ministério no Ipiranga

91 ANOS DA IGREJA ASSEMBLEIA DE DEUS MINISTÉRIO NO IPIRANGA

A CHAMA PENTECOSTAL ALCANÇA O ESTADO DE SÃO PAULO

Após a marcante fundação das Assembleias de Deus no Brasil em Belém do Pará, no dia 18 de junho de 1911, seu avanço continua, por todo o Brasil. Durante a década seguinte, a Assembléia de Deus alcançaria o Estado do Amazonas, Rondônia, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba entre outros.

Mas foi em 1924 que fogo pentecostal alcança o Estado de São Paulo, mais precisamente, em cinco de maio de 1924. Seus iniciadores não foram nem missionários nem pastores. Alguns crentes que tinham se transferido de Recife para Santos haviam trazido nos corações o testemunho vivo da Palavra de Deus. A primeira preocupação desses servos de Deus foi anunciar a mensagem do Evangelho. Entre os primeiros crentes que chegaram a Santos estavam Vicente Limeira, Hermínia Limeira, Francisco Corrêa e Otávio Corrêa.

O pequeno grupo de crentes não tinha pastor. Eles se reuniam, cantavam, oravam, testificavam e pediam ao Senhor que lhes enviasse um pastor. Deus ouviu suas orações. O missionário Daniel Berg, um dos fundadores da igreja, por orientação divina ingressou no Estado de São Paulo como todo vigor do Espírito Santo.

Podemos dizer que a cidade de Santos teve o privilégio de ser uma das primeiras do Estado de São Paulo a receber a mensagem pentecostal. Para sermos mais exatos, foi em Santos que se estabeleceu a primeira Assembléia de Deus no Estado de São Paulo.

Só depois de dezesseis longos anos em que a mensagem pentecostal havia chegado ao Brasil, e quatro que havia chegado a Santos, São Paulo foi alcançada pelas chamas que já se haviam alastrado inclusive pelos Estados do Sul. Em 15 de novembro de 1927 chegava à cidade de São Paulo o missionário Daniel Berg e esposa, com o objetivo de anunciar as Boas Novas na metrópole paulista, como já havia feito em outras cidades e Estados.

Ao chegar à grande cidade industrial, Daniel Berg não conhecia ninguém, nem trazia o endereço de qualquer pessoa. Estava tão somente escudado e confiante na direção divina. Os primeiros cultos realizados pelo casal de missionários foram assistidos somente por duas ou três pessoas. O pequeno grupo se reunia na pequena sala da sua vasa, na Vila Carrão, para cantar, tocar algum instrumento e orar.

O TRABALHO É INICIADO NO IPIRANGA

Acompanhando o ritmo progressivo da cidade, a igreja florescia e multiplicava seus trabalhos. O avanço da Assembleia de Deus era constante, na direção de todos os bairros da cidade. Portas e mais portas se abriam para que se estabelecessem novos trabalhos.

No mês de outubro de 1930, o missionário Daniel Berg prosseguiu sua jornada para alcançar outros locais para Cristo, deixando em seu lugar o missionário Samuel Nyström. Este servo de Deus, dando seguimento à obra iniciada, percebeu a necessidade de um trabalho no bairro do Ipiranga. Enviou, então, o Evangelista Vitalino Piro para dirigir cultos nos jardins do atual Parque da Independência.

A partir do mês de abril de 1931 foram intensificados os trabalhos de evangelismo no parque, pois estava claro que o campo era promissor. Numa quinta-feira de junho de 1931, em mais um culto no Monumento do Ipiranga, converteu-se aos caminhos do Senhor uma senhora chamada Josefina, a qual gentilmente cedeu sua residência para a realização dos cultos, na Rua Arciprestes Ezequias, nº 7, Vila São José, já que até o momento os cultos eram realizados ao ar livre, em frente ao Museu do Ipiranga.

Para oficializar a fundação da futura progressista e grandiosa Assembléia de Deus no Ipiranga, Vitalino Piro marca um batismo nas águas, na tarde do dia 29 de junho de 1931, numa segunda-feira fria de feriado na cidade de São Paulo. O local do batismo foi o Riacho do Ipiranga, exatamente no ponto de cruzamento entre a Rua Dr. Mário Vicente e a Av. Ricardo Jafet.

O evento emocionou a todos os presentes, pois, na ocasião, a irmã Carmem Triston já contava com 70 anos de idade e sofria de bronquite asmática. Seu filho Francisco, preocupado, havia insistido para que a mãe não arriscasse a própria vida, entrando naquele riacho gelado. Porém, quando a irmã Carmen ressurgiu das águas, estava radicalmente curada, e pulando como uma criança, para o espanto de todos. Este foi o primeiro milagre constatado na Assembleia de Deus no Ipiranga.

A CHEGADA DO PASTOR PRESIDENTE

Após uma fase difícil concernente à administração, em 26 de julho de 1943, a igreja contou com a cooperação provisória e interina do pastor Bruno Skolimowski, sendo este membro da igreja no Belém. Sabiamente, o Pastor Bruno apresenta o Pastor Alfredo Reikdal para dirigir aquele trabalho, outorgando-lhe amplos poderes administrativos.

Devemos pausar agora a narrativa da história, para destacar o relacionamento do pastor Alfredo Reikdal com o pastor Bruno Skolimowski, já que este indicara aquele a um cargo de extrema importância que revolucionaria o Ministério no Ipiranga.

Chegando em Curitiba, PR, em 19 de outubro de 1928, o pastor Bruno Skolimowski e família foram morar no Campo da Galícia, próximo à igreja Ortodoxa Russa. Dirigindo cultos na casa de um lituano, no bairro Bigorrilho, onde se reuniam poloneses, russos, ucranianos e lituanos, o pastor Bruno fundou a Assembléia de Deus no Estado do Paraná, em outubro de 1929.

Em um dos cultos, o pastor Alfredo, que na época estava com 13 anos de idade, se converteu ao Senhor, sendo que o pregador da noite era justamente o pastor Bruno de modo que este, posteriormente, realizou seu batismo.

Em setembro de 1939, apenas dez anos após sua conversão, o irmão Alfredo é consagrado e separado para o ministério, sob a imposição das mãos de Bruno Skolimowski e Carlos Mazza. Aliás, foi o primeiro pastor separado pela Assembleia de Deus do Estado do Paraná.

POSSE DEFINITIVA

Bruno Skolimowski havia então apresentado o jovem pastor para assumir, provisoriamente a igreja no Ipiranga até que fossem normalizada a situação adversa. Porém, as coisas tomaram outros rumos, pois no dia 31 de janeiro de 1944, sob a presidência de Carlos Leonardo Areno, a igreja se reuniu em Assembléia Geral Ordinária, e, por aclamação unânime, recebeu o pastor Alfredo Reikdal por presidente, definitivo, devido à EXCELÊNCIA de seu trabalho.

Sede Ipiranga

Assim, a Igreja Assembleia de Deus, Ministério no Ipiranga, sob sua nova presidência, a cada dia crescia rumo ao desenvolvimento permanente. Ao longo dos anos, novas congregações eram iniciadas, e o poder de Deus era visível em sua administração.

Natural de São José dos Pinhais (PR), Reikdal, já na adolescência, pregrava o evangelho nas ruas e praças de Curitiba, residências e penitenciária. Em 1941 veio para São Paulo e dois anos depois assumia a direção da igreja no Ipiranga, cuja sede provisória era um imóvel na rua Bento Vieira, 53. Na época a igreja já tinha três congregações (Jabaquara, Itatiba e Amador Bueno) e um total de 171 membros. Em razão das dificuldades financeiras, o pastor, que residia na Mooca, vinha a pé ao Ipiranga e Jabaquara, passando pela Vila Prudente.

As primeiras pessoas batizadas foram Josefina e Joaquim Fernandes e Carmem Luiz Ruiz Criston. A cerimônia seguiu um rito semelhante ao batismo de Jesus no rio Jordão, só que no caso de Joaquim e Carmem foram batizados nas águas límpidas e cristalinas do Riacho Ipiranga, na esquina com a rua Mário Vicente.

Em 20 de março de 1955, às 15h00, foi realizada a solenidade de lançamento da pedra fundamental do Templo Sede, com a participação de mais de duas mil pessoas, as quais desfilaram pelas ruas com bandas musicais e faixas. O pastor Alfredo se recorda que iniciou a obra com 50 cruzeiros. Um ano depois estava pronto um salão que serviu de local para os trabalhos religiosos. Naquele tempo surgiram problemas, inclusive com a prefeitura embargando a obra da igreja que hoje faz parte do patrimônio histórico de São Paulo é bastante freqüentada por estudantes de arquitetura e autoridades ligadas à cultura artística. Após longos e árduos anos de construção, a inauguração definitiva do templo se deu às 10:30h do dia 19 de dezembro de 1984, em cerimônia presidida pelo próprio pastor Alfredo, com a presença de autoridades civis, militares e religiosas.

Após 67 anos pastoreando o rebanho do Senhor, parte para a glória em 23 de março de 2010 o Pastor Alfredo Reikdal que foi o presidente vitalício da Igreja Evangélica Assembléia de Deus - Ministério do Ipiranga, e presidente da COMOESPO - Convenção dos Ministros Ortodoxos das Assembléias de Deus no Estado de São Paulo e Outros.Pr Alfredo

O Pastor Alfredo Reikdal também foi fundador e diretor em diversas gestões, e Presidente da COMADESPE - Convenção dos Ministros das Assembléias de Deus no Estado de São Paulo e outros, quando em 1996, solicitou desligamento da Fundação para COMOESPO - Convenção dos Ministros Ortodoxos do Estado de São Paulo e Outros, ligada ao seu próprio ministério.

Foi realizada na sede do Ministério em 29/03/2010 uma Assembleia Geral extraordinária que tratou da vacância de Pastor Presidente na direção de nosso ministério, devido ao passamento para a eternidade do nosso querido Pastor Alfredo Reikdal. Foi indicado o Pastor Alcides Favaro que já exercia a função de Pastor Presidente em exercício, o que se viu foi uma unanimidade na indicação e confirmação, cumprindo-se a Palavra de Deus que diz que devemos ser todos de um mesmo parecer, pois o Pastor Alcides já vinha exercendo a função de Pastor Presidente em exercício por aproximadamente dez anos, e foi indicado a vice presidente pelo próprio Pastor Alfredo quando ainda gozava de boa saúde, e o que se viu foi uma confirmação da vontade de Deus, pois não houve nenhuma contrariedade entre os presentes na Assembleia, ao contrário houve uma grande manifestação da presença de Deus naquele lugar e muita alegria quando o Pastor Alcides ocupou a cadeira que estava vaga desde o adoecimento de nosso Pastor fundador que agora se encontra com o Senhor.

Presidente Atual - Pr. Alcídes Fávaro

Pr. Alcides Fávaro – Pastor e Presidente do Ministério da Assembléia de Deus do Ipiranga e COMOESPO – desde 29 de março de 2010. Eleito por AGE como Presidente do Ministério e COMOESPO por unanimidade dos presentes, pois vinha exercendo as presidências em exercício desde o ano de 2001.

Nascido em 12 de dezembro de 1938, em Guararapes, Estado de São Paulo, primogênito de seis irmãos. Seus pais João Fávaro (in memorian) e Adélia Franco Fávaro (in memorian), ambos de origem italiana, lavradores até o ano de 1954 e depois mudaram-se para São Paulo – capital, onde com toda a família entregaram-se ao Senhor Jesus Cristo na Assembléia de Deus, Ministério do Ipiranga e também foram batizados com o Espírito Santo.

Alcides com 16 anos, converteu-se a Cristo, quando pela primeira vez lia a Bíblia Sagrada com seu pai em sua casa e em ato contínuo recebeu a gloriosa promessa do batismo com o Espírito Santo. Concluiu o curso primário, ginasial, colegial e superior em Teologia, Estudos Sociais, Ciências Sociais e Economia. Seu último emprego foi na General Motors do Brasil, onde veio a aposentar-se no ano de 1991, para dedicar-se integralmente na Obra de Deus.

Em 9 de abril de 1966, casou-se com Lívia de Campos Fávaro, filha do obreiro Sebastião Firmino de Campos, também do Ministério do Ipiranga. Desta união nasceram três filhos: Priscila, Evandro e Henrique.

Em 1960, reabriu a congregação de Vila Simões servindo ao Senhor como cooperador por 2 anos. Foi enviado para a congregação em Parque Bristol, onde atendeu por 3 anos. Em seguida, atendeu as congregações de Jabaquara, Santo Amaro, Curuça, Praça da Sé, e Vila Paulina. Voltou a dirigir pela 2ª vez as congregações de Jabaquara e Praça da Sé. Foi relator do Conselho Fiscal do Campo do Ipiranga por 23 anos. Também assumiu a Superintendência da Escola Dominical da Sede do Ministério por 1 ano. Em 1970, mês de outubro, foi consagrado ao santo ministério de pastor. Em 1991 foi enviado para dirigir o setor de Itatiba/SP, onde ficou por 6 anos. Em 2001 atendendo ao pedido do Pr. Alfredo Reikdal é eleito em AGO, como vice-presidente, preenchendo a vacância deixada pelo saudoso pastor Gumercindo Campos Leite e posteriormente como pastor presidente em exercício, em função das enfermidades do pastor Alfredo Reikdal que ficara impossibilitado para atender o campo do Ipiranga.

A SEMADI

A SEMADI teve seu início com o desejo ardente no coração do saudoso pastor Alfredo Reikdal em fazer missões, que em 2005 através de uma reunião presidida pelo nosso atual pastor presidente Alcides Fávaro a SEMADI se tornou uma grande realidade.

A SEMADI é a Secretaria de Missões da Assembleia de Deus ministério no Ipiranga. Um departamento sem fins lucrativos voltado para a causa missionária. Responsável pelos missionários que estão no campo e pela nova formação de novos missionários, em nossa base missionária, na cidade de Itatiba no estado de São Paulo.

Ao longo dos anos a SEMADI vem crescendo e enviando missionários para vários lugares do mundo. Em 2012 se instalou na cidade de Itatiba, ganhando assim a sua base internacional de missões, onde é o centro de formação missionária.

Acreditamos que o evangelho são as boas novas de Deus para todo o mundo, e por sua graça, decidimos obedecer ao mandamento de Cristo de proclamá-lo a toda a humanidade e fazer discípulos de todas as nações.

E para que essa grande obra aconteça é necessária muita disposição, muita dedicação para que novos alunos se formem em diversas áreas e também para que o missionário seja mantido no campo e que as informações cheguem aos membros da igreja e apoiadores da obra missionária e estejam cientes dos destinos de suas orações contribuições e claro, também despertar mais vidas para o chamado missionário.

São famílias missionárias, vivendo 100% da obra, ganhando almas para Jesus, construindo templos, batizando nas águas, realizando trabalhos sociais, distribuindo bíblias e remédios e zona de risco e tudo isso com a sua ajuda.

Você pode apenas ser um espectador, ir à igreja assistir ao culto e depois ir embora, ou pode entregar-se a obra de Deus, arregaçando as mangas e ajudando na igreja da qual Deus te chamou para fazer parte.

Envolver-se com a SEMADI é fazer conosco a obra para a qual fomos chamados, decidindo obedecer ao mandamento de Cristo de proclamá-lo às nações.

____

Deixamos aqui a nossa homenagem ao Ministério Ipiranga que completa 91 anos de história (1931-2022). Que Deus continue abençoando todos os envolvidos, especialmente nosso Pastor Presidente Alcides Fávaro e toda a diretoria. Desejamos continuar crescendo e levando juntos o evangelho da salvação.

Reportagem/SEMADI

Fonte: Cohen, Eliézer (2006), E Deus Confirmou os Seus Passos. Biografia do pastor Alfredo Reikdal
Constava no site do ipiranga: www.adipiranga.org.br/diretoria.asp (Acesso em 03/10//2011)|
Foto Catedral Ipiranga: Felipe Guimarães ADI Castelo (Promotor de Missões SEMADI)

Fale Conosco

  • (11) 4524-4694 - FIXO
  • (11) 9 97502448 - VIVO
  • (11) 9 49747803 - TIM

 

Funcionamento de terça à sexta-feira
das 08h00 ás 17h00

Semadi na Rede

Informativo

Onde Estamos

Rua José Furlan, 45, Nosso Teto
CEP: 13251-661 | Brasil - Itatiba/SP
contato@semadisp.com.br

América, África, Europa, Oceania e Brasil

CONTRIBUA COM A OBRA MISSIONÁRIA:
Igreja Assembleia de Deus no Ipiranga

Banco Bradesco
Ag. 119 | CC 110.891-3

Banco Itaú
Ag. 0047 | 17664-9

Chave PIX
secretaria@semadisp.com.br

Olá clique abaixo para falar com nosso atendimento ou então envie um email para contato@semadisp.com.br

Chame no Whatsapp
Close and go back to page